2018, um ano histórico para a Pecol!

Em exclusivo para a revista Materiais de Construção, o Diretor-Geral da Pecol S.A. – António Novais – dá a sua visão sobre o presente e futuro da Pecol.

De seguida, transcrevemos a entrevista na íntegra:

COMO DESCREVERIA A EMPRESA E O SEU POSICIONAMENTO NO MERCADO?

A Pecol, para além de ser uma das 5 maiores fábricas de parafusos da Europa e a maior da Península Ibérica, é hoje o maior grupo Português em sistemas de Fixação.

Oferecemos uma vasta gama de sistemas e soluções de fixação para os profissionais ligados à construção, indústria e retalho.

Já somos mais de 650 colaboradores empenhados em prestar um serviço de excelência aos nossos clientes!

QUE BALANÇO FAZ DA ATIVIDADE DA EMPRESA RELATIVAMENTE AO ANO TRANSATO?

2018 foi mais um ano histórico na nossa empresa! O Grupo Pecol fez recorde de vendas, ultrapassando os 85 milhões de euros e solidificando ainda mais a sua liderança, crescendo mais 5 milhões em relação a 2017!

As parcerias que fizemos com as universidades e o nosso Centro de Investigação e Desenvolvimento Pecol têm-nos permitido inovar no mercado, alargando as nossas ofertas e dando resposta às necessidades e oportunidades identificadas junto dos nossos clientes.

QUAIS AS SOLUÇÕES QUE POSSUEM PARA O MERCADO DA CONSTRUÇÃO?

Precisaria que aumentassem substancialmente o número de páginas desta importante revista para eu poder enumerar e explicar todas as soluções que Pecol tem hoje para o mercado da construção civil.

Vou apenas resumir as novas soluções apresentadas no início deste ano:

Power Coat Rapid 60 min. é um impermeabilizante líquido com uma inovadora tecnologia avançada MSL, que forma uma membrana de proteção de elevada elasticidade para impermeabilização, em todas as superfícies, mesmo quando aplicada à chuva. A sua formulação exclusiva permite uma secagem rápida – 60 minutos apenas – o que proporciona um maior rendimento na sua aplicação entre demãos. É o impermeabilizante líquido mais rápido do mercado – impermeabiliza e repara infiltrações e humidade em tempo record!

É fácil de aplicar, está disponível em 1 kg, 5 kg e 15 kg, com 3 cores – branco, cinza e terracota.

Silic Power é a nova linha de silicones hitech da Pecol. Desenvolvido pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento Pecol, esta linha de silicones incorpora uma fórmula exclusiva de tecnologia avançada – Flexsil – com 0% de contração de volume, máximo poder fungicida e formulação amiga do ambiente, pois não tem solventes nem isocianatos.

Pecol SilicPower apresenta 4 variedades disponíveis – multiusos, sanitários, cozinhas e impermeabilizante. Uma gama preparada para os trabalhos mais exigentes, com máxima eficácia e resultados garantidos. Para quem gosta de fazer bem,depressa e sem riscos.

É uma gama orgulhosamente formulada em Portugal.

Colas Pecol UltraFix – Criamos uma nova gama ajustada às necessidades do mercado, com produtos especializados por tipo de necessidade de aplicação. Desenvolvido pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento Pecol, UltraFix apresenta 6 variedades disponíveis – Cola tudo

Rapid, fixação sem pregos, Cola para rodapés, sancas e molduras, cola extraforte para madeira, cola e veda para espelhos e cola e veda para mármores e pedras naturais.

Uma gama que cola e veda mesmo tudo. É incrivelmente forte e fácil de usar. Temos a certeza que será uma aposta vencedora no mercado pelas suas características e tem ainda a melhor imagem do mercado, em termos de packaging…

EXISTE EM PORTUGAL INVESTIGAÇÃO NA ÁREA DA PROCURA DE NOVOS MATERIAIS E TECNOLOGIAS. QUE BONS EXEMPLOS DESTACARIA?

Eu destacaria o Centro de Investigação e Desenvolvimento Pecol e as Universidades do Porto, Coimbra e Aveiro por serem as universidades com quem temos trabalhado de perto na investigação de novas soluções para a Construção Civil.

Mesmo na Área de Design de produto, para além de termos uma equipa de 7 designers, apoiamos a Design Factory Aveiro, equipando todos os seus laboratórios com os nossos produtos e desenvolvendo projetos em conjunto.

Mas não posso deixar de referir que todas as universidades que têm projetos de investigação são reconhecidas internacionalmente. Nós temos dos melhores investigadores do mundo!! Falta-nos criar condições para que os investigadores portugueses se fixem em Portugal e as empresas portuguesas apostem, promovam e distribuam pelo mundo as novas soluções desenvolvidas em Portugal.

QUAIS OS PROJETOS QUE TÊM EM CURSO NESTE MOMENTO QUE QUEIRAM PARTILHAR?

Temos projetos fantásticos de novos produtos que não posso revelar pois mantenho a velha máxima que “o segredo é a alma do negócio”. Confesso que a Pecol usa uma máxima um pouco diferente. Para nós, “A ALMA é que é o SEGREDO do nosso NEGÓCIO”.

Mas posso adiantar que estamos com investimentos fortes na internacionalização da nossa empresa. Espanha, Marrocos, Itália e Polonia são países onde criamos Filiais Pecol no sentido de desenvolvermos ainda mais o nosso negócio fora de Portugal. Hoje a Pecol vende em mais de 50 países nos 4 continentes.

EXISTE ALGUMA OBRA RECENTE COM A VOSSA INTERVENÇÃO, QUE GOSTASSE DE MENCIONAR?

A Pecol tem uma abrangência enorme. Como exemplo nós vendemos a mais de 20.000 clientes diferentes em 2018. E estou a falar apenas em Portugal. São mais de 4 milhões de unidades/dia colocadas nos diversos mercados.

Na verdade podemos dizer que será difícil que qualquer obra em Portugal não tenha pelo menos um produto Pecol aplicado.

QUAIS AS PERSPETIVAS PARA ESTE ANO E PARA O FUTURO DA EMPRESA?

2019 será um ano intenso em inovação e dinâmica. Vamos apostar forte e surpreender o mercado. Na convenção de vendas que fizemos na Alfândega do Porto no passado dia 5 de janeiro, senti a equipa comercial motivada e determinada em fazer mais um ano histórico! Já estamos (bem) habituados a bater recordes todos os anos e tenho certeza que este ano não será exceção. Nunca nos cansaremos de agradecer aos nossos clientes pela confiança que cada vez mais têm no nosso projeto. Estaremos em 2019 empenhados em reforçar a parceria com todos os nossos clientes!!