Ambiente

A pegada ecológica do Grupo está patente em todas as suas ações nomeadamente através da otimização de Layout assim como pela implementação das melhores tecnologias disponíveis para o seu setor.
Para minorar os seus impactos negativos, todo o grupo faz uma racionalização cuidada de recursos naturais, aproveitando a luminosidade natural em conjugação com balaústres eletrónicos, regulando os fluxos de energia artificial, assim como a utilização de LED’s de interior e exterior, induzindo poupanças energéticas até 5 vezes na potência utilizada e inclusão nas instalações de sensores de luminosidade.

Solar Panels

Para o aquecimento da água da cantina e balneários, foram instalados painéis solares, diminuindo o consumo de gás natural. De forma a tornar-se mais eficiente energeticamente, foram instalados painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica.
Todos os movimentadores de carga são elétricos e os meios de transporte utilizados internamente são veículos não motorizados, minorando a emissão de poluentes atmosféricos e o consumo de recursos naturais.
Os equipamentos fabris de maior potência possuem variadores eletrónicos e em toda a rede elétrica existem analisadores de energia, melhorando continuamente a qualidade e eficiência energética da mesma, sendo auditados anualmente.
Para reduzir o consumo de matérias-primas e/ou subsidiárias e eliminar contaminações, todos os equipamentos são dotados de bacias de retenção, onde os derrames existentes são confinados e posteriormente retirados, como é o caso dos óleos que são aspirados e seguem para processo de purificação através de uma micro-filtragem, podendo ser reintegrados no processo produtivo.
Todos os resíduos gerados na unidade são encaminhados para operadores credenciados para o tratamento e valorização dos mesmos, sendo otimizada a sua carga através da redução do volume das mesmas, recorrendo a compactadores.
De forma a minorar e minimizar as emissões de poluentes, todos os equipamentos de combustão são calibrados com equipamentos eletrónicos de precisão e todas as linhas produtivas possuem equipamentos de remoção de poluentes atmosféricos, como é o caso dos lavadores de gases (Scrubber).

Etar

Todas as águas residuais geradas ao longo do processo produtivo são encaminhadas para a ETAR onde sofrem um processo de depuração eficiente, permitindo a sua libertação no solo. Neste tratamento são produzidas lamas que são enviadas para uma empresa para incorporação no processo de fabrico, eliminando deste modo o impacto de ocupação do solo com a sua colocação em aterro sanitário.
Como produtores e fornecedores da indústria automóvel, utilizamos processos de revestimento isentos de crómio VI como é o caso do Geomet e Zinco/Níquel.